Milhares de logos são criados anualmente, o que torna cada vez mais difícil para uma empresa se destacar em meio a essa multidão de marcas. Com a enorme quantidade e tipos de desenhos e cores diferentes no mercado, as marcas que não estabelecem um projeto bem elaborado de um logo se tornam esquecíveis. Sendo assim, uma questão surge a cabeça: o que um logo precisa ter para ser bem sucedido e reconhecido pelo público? O projeto deve constituir um desenho simples ou mais completo? Veja abaixo alguns esclarecimentos.
Muitas empresas podem demandar um logo mais complexo, devido a questões de direitos autorais e exclusividade. Mas os logos extremamente complicados podem ser facilmente esquecidos ou não reconhecidos, principalmente se possuírem uma combinação do nome da marca e desenhos. Os logos são projetados para serem vistos e reconhecidos em um único olhar, sem a necessidade de uma interpretação engenhosa do consumidor. Quando isso não acontece, nenhuma associação é construída entre o logotipo e a empresa, tornando-se bastante inútil esse tipo de projeto.
Mas além das contra indicações, existem também vantagens dos logos complexos. Algumas empresas de sucesso, como a Starbucks, por exemplo, conseguem trabalhar de forma excelente em cima de um logo complexo, mas isso se deve às cores e ícones utilizados no desenho. Um projeto complexo que une de forma agradável a imagens, a logomarca e as cores será especialmente bem sucedido, enquanto os que não possuem coerência entre esses três elementos dificilmente se consolidam.
Um teste muito interessante que normalmente é realizado para que as empresas possam saber se o seu logo é impactante ou não, é solicitar que uma pessoa reproduza o logo por meio de um desenho, após observá-lo por um determinado tempo. Se a parte reproduzida for apenas um pedaço da imagem, ou se não for possível fazer essa reprodução, certamente o logo é demasiadamente complexo e interpretável. Se o logotipo não teve impacto sobre essa pessoa analisada, certamente não terá impacto sobre um público mais amplo.
De modo geral, quanto mais simples o design, mais bem sucedido será o logotipo. No entanto, ele não deve ser tão simples a ponto de não ter sentido ou impacto sobre o público-alvo. Um logotipo simples deve ter sintonia com a cor da empresa e o que ela representa. Os modelos são os mais diversos, como um desenho inesperado, humorístico ou inteligente, mas sempre muito simples. A imagem da Nike é um ótimo exemplo de logotipo que remete rapidamente uma associação à marca. Nos primeiros anos em que foi criado, o logotipo da empresa era acompanhado da marca Nike, mas atualmente, a imagem é tão bem reconhecida que dispensa a necessidade da palavra.
Algumas empresas, mesmo sendo bem sucedidas e famosas, consideram o uso de um logotipo com o nome, como a Coca-Cola, por exemplo. Quando projetado adequadamente por um especialista, esse modelo ajuda enormemente para a associação de nome da marca.
Se você está pensando em criar um logotipo único e exclusivo, entre em contato com a Logoo. Nós iremos desenvolver um projeto juntamente com você, que irá alavancar a sua marca e torná-la memorável para o seu público-alvo.
Trabalho aprovadíssimo! Parabéns pelo profissionalismo! Att, rosalyn lannes
• 15/04/2014 - 7 Dicas para nomear o seu negócio
• 28/03/2014 - Faça do seu cartão de visita um sucesso
• 20/03/2014 - 4 maneiras de aumentar a produtividade com novas ferramentas de tecnologia