No momento de desenvolver um logotipo ou material de divulgação da sua marca, escolher a cor adequada é muito importante. Para cada área de negócio existe uma cor ideal, que vai nortear a proposta e a imagem que a empresa quer passar. Pode não parecer, mas as cores podem influenciar as pessoas, porque quando observadas através da visão, conseguem chegar até o cérebro e provocar diferentes reações nos indivíduos. Portanto, é imprescindível analisar o tipo de negócio e relacioná-lo com a cor do logo, para atingir da melhor forma o público alvo.
Veja alguns significados e aplicações das principais cores.
Simboliza o perigo, paixão, fogo, sangue guerra e conquista. Essa cor é estimulante e energizante, por isso é indicada para marcas que sugerem calor, energia e vitalidade, como academias, lojas de chocolate e queijos, restaurantes e fast food.
Significa coragem, estímulo, fortaleza, atração, gentileza, tolerância e prosperidade. O laranja estimula o apetite e a vontade de aquisição, com efeito menos agressivo que o vermelho. É uma cor muito usada por empresas que vendem serviços, como internet, treinamentos, transportes e canais de TV.
Representa a luz, a criatividade, as ideias, o conhecimento, a inovação e a realização. O amarelo estimula a psique, despertando a atenção. Por isso é indicado para lojas de roupa e acessórios. Usado com o vermelho e laranja estimula a fome, sendo muito aplicado nas redes de fast food.
Simboliza a natureza, vida, energia, fertilidade, juventude e crescimento. O verde facilita a concentração, mantendo uma sensação agradável e equilibrada, o que possibilita a boa capacidade de julgamento sobre a proposta apresentada com o logotipo. A cor é ideal para representar marcas ou produtos associados à natureza.
Significa fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranquilidade. O azul claro é muito usado em logotipos de parques de jazigos, cemitérios e hospitais. Por ser fria, a cor também tem muito espaço nos logotipos de empresas de engenharia e tecnologia. É ótima para envolver as pessoas, dando a sensação de aconchego e facilitando a compenetração em temas.
O azul escuro representa determinação, confiança, superioridade e autoestima, por isso é visto em muitas empresas líderes em seus mercados. É indicado para organizações de linhas aéreas, academias de ginástica, centros de recuperação e igrejas.
O preto significa introspecção. Portanto, deve ser utilizado com muito cuidado em logotipos, para não transmitir melancolia, depressão, tristeza, confusão ou medo. Quando misturado com o vermelho, o preto transmite a sensação de inovação, podendo ser aplicado em logos de empresas que demonstram compromisso para crescer no mercado.
O prateado dá a sensação de equilíbrio e estabilidade, por ser o meio termo entre o branco e o preto. Essa cor é muito utilizada por empresas que estão mudando de logotipo, para neutralizar ou cancelar imagens anteriores que não servem mais aos propósitos do negócio.
Representa a dignidade, devoção, sinceridade, festividade e espiritualidade. É uma cor que transmite luxúria, por isso é muito utilizada para lojas de lingerie e vestuário. A cor violeta também é ideal para ser aplicada em logotipos de empresas farmacêuticas e remédios, porque está associada à vida eterna.
O dourado desperta novas esperanças, transmite alegria e leveza. A cor produz a sensação de brilho e constrói confiança, persuasão e inteligência. É muito usada em logos de empresas criativas, como agências de publicidade, principalmente unida ao amarelo.
Gostei muito do trabalho da empresa, pois cumpriram perfeitamente os prazos, além de um trabalho feito com cuidado e exclusividade para cada cliente. Muito profissionais.
• 15/04/2014 - 7 Dicas para nomear o seu negócio
• 28/03/2014 - Faça do seu cartão de visita um sucesso
• 20/03/2014 - 4 maneiras de aumentar a produtividade com novas ferramentas de tecnologia