A palavra logomarca é utilizada para se referir à expressão gráfica de uma marca. Já logotipo é a forma de desenhar um determinado nome. Embora também seja utilizada para representar o símbolo de uma empresa, a “marca” é basicamente um conjunto de todos os atributos tangíveis e intangíveis de uma organização, produto ou pessoa, constituindo um elemento gráfico.
A construção de uma identidade visual é, então, uma definição da linguagem, postura, compromisso, valor, missão, crença e atitude de uma empresa. É essa identidade que representará os objetivos e propósitos (ambientais, econômicos e sociais) da companhia. Todos esses ingredientes, no fim das contas, são que definirão a base para percepção de uma organização ou produto pelo mercado.
O processo de construção da marca é constante. A partir do momento em que está consolidada, a imagem da empresa deve ser trabalhada para se manter no mercado e adquirir credibilidade. Esse processo é especialmente conhecido nos Estados Unidos e, recentemente no Brasil, como "Branding", ou "Gestão de Marca".
Os principais elementos que compõem a imagem de uma marca são:
É uma ilustração feita de forma abstrata para representar a imagem de uma empresa.
É uma imagem formada pelo nome da empresa. Geralmente é escrito por extenso e de forma diferenciada, apresentando algum design nas letras ou fonte exclusiva.
A logomarca é a união do símbolo com o nome da empresa para criar uma imagem única. A diferença entre o logotipo e a logomarca é que no logo, o nome da empresa faz parte do símbolo, e na logomarca, o símbolo é algo separado e diferente do nome.
O complemento é a informação que completa a palavra ou imagem que é adicionada ao conjunto da logomarca. Ou seja, tem como finalidade destacar alguma característica específica da empresa. Normalmente é uma pequena frase que reforça o compromisso da organização. Essa frase é colocada abaixo da imagem de forma que não ganhe mais destaque do que a própria marca.
Prezados!!! Agradeço o empenho! Estou muito satisfeito com o trabalho realizado!! Muito obrigado e até a próxima!!!
• 15/04/2014 - 7 Dicas para nomear o seu negócio
• 28/03/2014 - Faça do seu cartão de visita um sucesso
• 20/03/2014 - 4 maneiras de aumentar a produtividade com novas ferramentas de tecnologia